Projetos

Através de treinamentos realizados nos países origem de suas representadas e da experiência de campo de nosso pessoal, estamos capacitados para desenvolver projetos de sistemas de coleta de dados, integrar, instalar, oferecer treinamento em operação e prover assistência técnica de todos os produtos de nossa linha de fornecimento para monitoramento ambiental.

A JCTM vem desde 1995 fornecendo equipamentos hidrológicos e meteorológicos para diversas aplicações. Os atestados comprobatórios da experiência da JCTM encontram-se à disposição da contratante. Destacamos a seguir alguns dos nossos principais clientes e descrição sucinta do fornecimento de equipamentos e/ou serviços realizados, ao longo dos últimos anos.


Primeira Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar fornecida pela JCTM!

Petrobras TECAB – Macaé/RJ – Jan/2011 até o presente momento, com operação em andamento
Fornecimento de 01 Sistema Completo para Monitoramento de Qualidade do Ar e parâmetros meteorológicos, em atendimento pleno a condicionante do INEA-RJ e ao contrato entre Fundação Bio Rio e Transpetro.


Furnas Centrais Elétricas S/A – RJ – Jul/2018 até o presente momento, com operação em andamento
Operação e Manutenção preventiva e corretiva da EMQAr – Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar – contendo analisadores de CO, O3, SO2, NOX, CH4, monitor PM10 e sensores meteorológicos VV, DV, TA, UR e PA.


Petrobras REDUC- Duque de Caxias/RJ – Abr/2018 até o presente momento, com operação em andamento
Fornecimento por locação de 1 (uma) Estação de Monitoramento da Qualidade d´água, contendo sensores de PH, vazão, temperatura, concentração de óleo em água, a partir da Estação Efluente de tratamento de resíduos e derivados, contemplando a Operação e Manutenção preventiva e corretiva da estação, a qual conta ainda com um sistema de transmissão automática dos dados para o Centro de Controle e INEA-RJ.


Petrobras REDUC – Duque de Caxias/RJ – Mai/2017 até o presente momento, com operação em andamento
Operação e Manutenção preventiva e corretiva da RMQAr – Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar – contendo 5 (cinco) estações de monitoramento do ar e 1 (uma) meteorológica. Contrato prevê ainda o fornecimento imediato de analisadores de CO, THC, BTEX e sensor de UR e TA para recomposição nas estações, além de disponibilização avulsa de equipamentos como locação periódica, quando requeridos, e ainda estudo da modelagem de dispersão atmosférica com o respectivo relatório final, realizado por profissional de meteorologia que é parte de nossa equipe.


CODEBA- Companhia das Docas do Estado da Bahia – BA – 2017 / 2018
Fornecimento de 3 (três) Estações integradas para o Monitoramento da Qualidade do Ar contendo analisadores de O3, CO, NOX, NH3, SO2, TRS, HC4, BTEX, Monitor e Amostrador de particulados PM10, dados meteorológicos VV, DV, TA, UR, PP, PA, RS, Aquisição, Gerenciamento e Transmissão dos dados, sendo 2 (dois) sistemas instalados em contêineres fixos e 1 sistema montado em contêiner desmontável, além de equipamentos que também foram fornecidos para integração total a uma 4a. Estação existente, de propriedade da RLAM. Todos os sistemas foram instalados, comissionados e inicializados pela JCTM, finalizando com um treinamento de Operação e Manutenção Preventiva e Corretiva.


SEMACE– Superintendência Estadual do Meio Ambiente – CE – Dez/2016 e Out/2018
Fornecimento de 1 (uma) Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar fixa em 2016, com operação e manutenção, contendo Analisadores de CO, O3, CO, NOX, SO2, CH4, BTEX, monitores PTS e PM10 e sensores meteorológicos VV, DV, TA, UR, PP, PA e RS, e Fornecimento de 1 (uma) Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar Móvel em 2018 com operação e manutenção preventiva/corretiva, contendo todos os parâmetros fornecidos na primeira, adicionando o monitor de partículas PM2,5.


EMUSA – Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento – RJ – 2016 / 2017
Fornecimento de 6 (Seis) Amostradores de Partículas PTS e PM10 e 2 (Duas) Estações meteorológicas para a geração dos dados de VV, DV, TA, UR, PP, RS e PA, sendo estes transmitidos para o centro de controle determinado pela EMUSA. O contrato também prevê a operação e manutenção dos dados de materiais particulados contemplando ainda a avaliação ambiental ao Longo do traçado do Corredor Viário – Transoceânica no Município de Niterói.


Guardian do Brasil – RJ – Mar/2016 até o presente momento, com operação em andamento
Operação e Manutenção preventiva e corretiva da RMQAr – Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar – contendo analisadores de CO, O3, SO2, NOx, monitor PM10 e sensores meteorológicos VV, DV, TA, UR, PP e PA em 2 (duas) estações de monitoramento da qualidade do ar.


IAP – Instituto Ambiental do Paraná – PR – Jan/2016
Fornecimento de 1 (uma) Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar móvel e 6 (Seis) Estações fixas, instaladas respectivamente nas cidades de Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina, com treinamento de operação e manutenção, contendo Analisadores de CO, O3, NOX, SO2, CH4, monitores PTS e PM10 e sensores meteorológicos VV, DV, TA, UR, PP, PA e RS, com transmissão automática dos dados para o IAP.


Petrobras RNEST– Refinaria Abreu e Lima – PE – Mai/2015 até o presente momento, com operação em andamento
Operação e Manutenção preventiva e corretiva da RMQAr – Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar – contendo 2 (duas) estações de monitoramento do ar, e 1 (uma) terceira estação por fornecimento sob locação. Os sistemas contemplam analisadores de CO, O3, NOx, NH3, SO2, H2S, CH4, PM10 e sensores meteorológicos VV, DV, RS, UR, TA, PA e PP.


Petrobras UTE – RJ – 2014 até o presente momento, com operação em andamento
Operação e manutenção da Rede de Monitoramento de Parâmetros da Qualidade do Ar (CO / SO2 / NOx / O3 / NO2 / CH4 / NO / HcnM / HC total / Particulados PM10) e sensores Meteorológicos. A Rede consiste de equipamentos diversos para a composição de 03 Estações Automáticas para Monitoramento de Qualidade do Ar e Estação Meteorológica Completa, em atendimento as condicionantes do INEA-RJ – Órgão Ambiental Estadual.


CSN – Companhia Siderúrgica Nacional – Volta Redonda/RJ– 2014 / 2016
Serviços técnicos de operação e manutenção de rede, composta por 03 estações fixas e 01 estação móvel de monitoramento de qualidade do ar e 01 estação meteorológica, além da central de monitoramento.


Prumo – RJ – 2014 / 2016
Serviço de operação e manutenção da Rede de Monitoramento de Parâmetros da Qualidade do Ar composta de 02 Teoms 01 Estação Meteorológica e 04 Amostrador de Grande Volume com fornecimento de Consumíveis.


Petrobras REGAP – Refinaria Gabriel Passos – MG – 2013 / 2016
Fornecimento de dois contêineres adaptados para estação de monitoramento da qualidade do ar, com condicionadores de ar, no-break, iluminação, rack 19”, distribuição elétrica, entre outras características necessárias para a aplicação em vista e plenamente similares ao objeto da presente oportunidade.


NAMISA – Nacionais Minérios S.A – Congonhas/MG concluído em 2012, com complementações do fornecimento em 2017 e iniciada a operação em 2018)
Fornecimento de Sistema que consiste de equipamentos diversos para a composição de 03 Estações Automáticas para Monitoramento de Qualidade do Ar de Partículas PM10 e PM2.5, e parâmetros meteorológicos, em contêiner fixo. Serviços de instalação, comissionamento, startup, visando supervisão de monitoramento, ainda pendente tao somente a falta de definição de local para operação, de responsabilidade da Namisa.


Petrobras Unidade Caraguatatuba – SP – Jan/2011 com operação em andamento
Integração sistêmica e fornecimento de equipamentos e partes diversas para a composição de 02 Sistemas para Monitoramento da Qualidade do Ar, integrados e adaptados em 1 contêiner fixo em alumínio, através de serviços de locação, instalação, em atendimento pelo ao contrato firmado.


ThyssenKrupp CSA – Siderúrgica do Atlântico – Santa Cruz/RJ – 2011 / 2016
Serviço de operação e manutenção da Rede de Monitoramento de Parâmetros da Qualidade do Ar (CO / SO2 / NOx / O3 / BTEx / Hidrocarbonetos (Metano e Não-Metano) / Particulados PM10) e Meteorológicos. A Rede consiste de equipamentos diversos para a composição de 03 Estações Automáticas para Monitoramento de Qualidade do Ar e 01 Estação Meteorológica Completa, em atendimento as condicionantes do INEA-RJ – Órgão Ambiental Estadual.


SMAC – Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro – 2011 / 2016
Fornecimento e Instalação de 4(quatro) Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar, composta de: O3 / CO / NOx / SO2 / Partículas Inaláveis PM10e PM2.5 / THC / CH4 / NMH / Velocidade e Direção do Vento / Temperatura e Umidade Relativa do Ar / Pressão Barométrica / Radiação Solar / Precipitação Pluviométrica , integrados e adaptados em contêiner fixo em alumínio.


Fundação Bio Rio – RJ – Mai/2011 com operação até 2016
Integração sistêmica e fornecimento de equipamentos diversos para a composição de 02 Sistemas para Monitoramento de Qualidade do Ar e parâmetros meteorológicos: CO / SO2 / NOx / O3 / TMNH / BTEX / NH3 / Temperatura e Umidade relativa do Ar, Pressão atmosférica / Radiação solar / Velocidade e Direção do Vento e precipitação pluviométrica, integrados em contêiner fixo, bem como serviços de instalação, posta em marcha e manutenção relacionados ao sistema, com telemetria dos dados via telefonia celular, em atendimento pleno ao contrato entre a Fundação BioRio e PETROBRAS S/A (Projeto GNL – RIO DE JANEIRO/RJ) em atendimento pleno ao INEA-RJ – Órgão Ambiental Estadual;


Governo de Minas Gerais – BH – 2011 / 2013
Fornecimento de Sistema que consiste de equipamentos diversos para a composição de 01 Estação Automática para Monitoramento de Qualidade do Ar (CO / SO2 / NOX / O3 / Hidrocarbonetos e Particulados PM10 e PM2.5) e Parâmetros Meteorológicos, em contêiner fixo, bem como serviços de instalação, condicionamento, startup e Operação com Manutenções Preventiva e Corretiva Supervisionados pela FEAM-MG, localizada da Cidade Administrativa em Belo Horizonte – MG.


ThyssenKrupp CSA – Siderúrgica do Atlântico – Santa Cruz/RJ – 2011 / 2013
Serviço de operação e fornecimento de 3(três) conjuntos de Amostradores de Grande Volume de Ar (Hivol PTS e PM10), incluindo coleta de dados, Analise Meteorológica e geração de relatório para o INEA.


SAMARCO Mineração SA – ES – 2011 com operação até 2013
Integração sistêmica e fornecimento de 06 Sistemas para Monitoramento de Qualidade do Ar, em contêiner fixo, bem como serviços de instalação e manutenção relacionados ao sistema, em atendimento às condicionantes da TAC celebrada com o Órgão Ambiental IEMA-ES.


INFOPER Informática e Comunicação Ltda – RJ – 2010 a 2013
Serviços técnicos de operação e manutenção de rede, composta por 08 estações de monitoramento de qualidade do ar fixas e 01 do tipo móvel (furgão), de propriedade da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro – SMAC, consistindo de analisadores de gases e parâmetros meteorológicos: CO / SO2 / NOx / O3 / TMNH / Temperatura e Umidade relativa do Ar, Pressão atmosférica / Radiação solar / Velocidade e Direção do Vento e precipitação pluviométrica, bem como serviços de reinstalação, posta em marcha e manutenção relacionados à rede que inclui ainda a telemetria dos dados via telefonia fixa, em complemento ao contrato entre INFOPER e SMAC-RJ;


ALCOA – Alumínio S/A – PA – 2008
Fornecimento, serviço de instalação e treinamento de 03 Amostradores de Grande Volume HIVOL, modelo HSV3000, em áreas próximas a Mineradora definidas pelo cliente na cidade de Juriti-PA.


Secretaria de Obras – DF – 2008
Fornecimento de equipamentos e serviços de instalação e treinamento de uma rede de 19 Estações Hidrológicas Automáticas (nível d’água e chuva).


ADASA – DF – 2008
Fornecimento de equipamentos e serviços de instalação e treinamento de uma rede de 23 Estações Hidrológicas Automáticas.


Instituto de Pesquisas e Florestas da Universidade de São Paulo – SP – 2008
Fornecimento de 01 Nefelômetro.

Instituto Vitalis – RJ – 2007
Fornecimento de 4 Amostradores de Grande Volume (HiVol) e um analisador de CO, para projetos diversos.


RPDM / REMAB – Refinaria de Petróleos de Manguinhos – RJ – 2005
Fornecimento de equipamentos e serviços de instalação e treinamento de uma estação de Monitoramento Meteorológico e de Qualidade do Ar automática com transmissão de dados via linha telefônica física, em atendimento pleno ao INEA-RJ – Órgão Ambiental Estadual.