FAB.: JCTM

Descrição

O oxigénio dissolvido (OD) é a quantidade de oxigénio (O2) dissolvido em água.
Medições de oxigênio dissolvido fornecer um dos melhores indicadores da saúde de um ecossistema de água, como o oxigênio é um elemento necessário para todas as formas de vida, incluindo a vida aquática.
O oxigênio entra na água na superfície da água por meio de trocas diretas com a atmosfera.
Também é produzido como um subproduto da planta e do fitoplâncton fotossíntese.
A diminuição dos níveis de oxigênio dissolvido é tipicamente associada com um poluente orgânico.
O oxigénio dissolvido é utilizado pelas plantas e animais para a respiração e, por bactérias aeróbicas no processo de decomposição.
Quando a matéria orgânica (como resíduos de animais ou de águas residuais tratadas inadequadamente) entra em um corpo de água, aumenta o crescimento de algas.
Como o material de planta morre e se decompõe, os níveis de oxigênio dissolvido diminuir.
Se a água na superfície não é misturado com as camadas mais profundas de água, os níveis de oxigénio dissolvido da água pode tornar-se estratificada. níveis de oxigénio dissolvido também pode variar de acordo com a hora do dia, do tempo e da temperatura.
O oxigénio dissolvido na água pode variar desde 0-18 partes por milhão (ppm), mas a maioria dos sistemas de água natural obrigam 5-6 ppm para suportar uma população diversa.
Como os níveis de oxigênio dissolvido cair abaixo de 5,0 mg / L, a vida aquática é colocado sob estresse.
Como os níveis de oxigênio dissolvido diminuir, os organismos de poluição intolerantes são substituídos por vermes poluição tolerante e larvas de moscas.
Se os níveis de oxigénio dissolvido cai abaixo de 1-2 mg / L durante algumas horas, grandes mortes de peixes pode resultar.

Voltar

SNS-480