Calibração

A JCTM oferece aos seus clientes, serviços de calibração de instrumentos de medição de fluxo, nível, sensores meteorológicos, analisadores de gases, particulados, entre outros, todos com emissão de certificados que seguem padrões e procedimentos estabelecidos por organizações reconhecidas mundialmente. Molinetes e micromolinetes de eixos vertical e horizontal, sensores de precipitação, radiação solar, temperatura e umidade, analisadores de ozônio, dióxidos de enxofre, monitores de partículas, além dos próprios produtos de diluição/calibração/aferição, e muitos outros instrumentos utilizados nas áreas de hidrometeorologia e qualidade do ar.

Por atendermos a operação de diversas redes de monitoramento da qualidade do ar, possuímos uma equipe de dados, a qual, além de acompanhar e assessorar as equipes técnicas na operação e manutenção dos sistemas, também se responsabiliza pela pesagem de filtros que são utilizados para coleta de materiais particulados em contratos de operação de amostradores de partículas, através de balança de alta precisão e ambiente de laboratório adequado.

As certificações permitem a rastreabilidade requerida pelos órgãos competentes, o que garante precisão e confiabilidade adequadas às leituras dos dados obtidos. Em fase de implementação, estamos dinamizando os processos de calibração com a implantação do laboratório de certificação, a partir do qual estaremos aptos a testar, aferir e certificar instrumentos de maior complexidade, visando com isto uma audiência maior de clientes que se utilizarão de mais um serviço JCTM.